quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Luxo no Brasil

O mercado de luxo, como conhecemos hoje, está em plena ascensão. Atualmente, as ideias de marcas de prestígio e marcas de luxo se confundem um pouco. Entretanto, vendo o crescimento do interesse de alguns segmentos sociais pelo verdadeiro luxo (aquele que é exclusivo e limitado, em se tratando de moda), várias marcas de prestígio criaram seu segmento classe AAA+, para poucos e bons. E eis que uma crise econômica, iniciada em meados de 2008, cria uma necessidade de sobrevivência dessas marcas, que voltam suas atenções aos mercados emergentes. Pois é, NÓS somos o mercado emergente!!! Portanto, nada mais justo que importantes nomes da moda venham se instalar aqui, no Brasil. 
Em São Paulo, o shopping Cidade Jardim é um bom exemplo disso. Local escolhido por Chanel e Hermès para abrigar suas cobiçadas coleções femininas e de acessessórios, o shopping vai receber também as primeiras lojas da Balmain, Prada, Fendi e Cartier no Brasil. Como se não bastasse, outro espaço semelhante será inaugurado na capital paulista em 2012. O shopping JK Iguatemi também será voltado para um segmento de "luxo", com lojas como Miu Miu, a primeira Gucci masculina do mundo, Tod's e Goyard. Tudo isso sem contar os mercados de "luxo" carioca e brasiliense, que crescem exponencialmente.

 
Imagens: Shopping Cidade Jardim e projeto do Shopping JK Iguatemi
 Fonte: www.chrispitanguy.com.br
Percebe-se que as apostas são altas. Mas e agora? Será que os consumidores brasileiros serão capazes de atender às expectativas desses investimentos? Tenho um palpite de que nenhum grande conglomerado de moda investe tanto para perder dinheiro (fundamentais as pesquisas de tendência e de mercado!!!), mas pelo andar da carruagem (e atual alta do dólar), é bem possível que o icício seja mais difícil do que se imaginou. Talvez a provável escassez de crédito traga de volta o mercado de luxo, sem aspas. É esperar para ver.

Fonte: Chris Pitanguy < www.chrispitanguy.com.br >.

Isabella Araújo 2° Semestre Noite



Um comentário: