O mercado de luxo, como conhecemos hoje, está em plena ascensão. Atualmente, as ideias de marcas de prestÃgio e marcas de luxo se confundem um pouco. Entretanto, vendo o crescimento do interesse de alguns segmentos sociais pelo verdadeiro luxo (aquele que é exclusivo e limitado, em se tratando de moda), várias marcas de prestÃgio criaram seu segmento classe AAA+, para poucos e bons. E eis que uma crise econômica, iniciada em meados de 2008, cria uma necessidade de sobrevivência dessas marcas, que voltam suas atenções aos mercados emergentes. Pois é, NÓS somos o mercado emergente!!! Portanto, nada mais justo que importantes nomes da moda venham se instalar aqui, no Brasil.
Em São Paulo, o shopping Cidade Jardim é um bom exemplo disso. Local escolhido por Chanel e Hermès para abrigar suas cobiçadas coleções femininas e de acessessórios, o shopping vai receber também as primeiras lojas da Balmain, Prada, Fendi e Cartier no Brasil. Como se não bastasse, outro espaço semelhante será inaugurado na capital paulista em 2012. O shopping JK Iguatemi também será voltado para um segmento de "luxo", com lojas como Miu Miu, a primeira Gucci masculina do mundo, Tod's e Goyard. Tudo isso sem contar os mercados de "luxo" carioca e brasiliense, que crescem exponencialmente.
Imagens: Shopping Cidade Jardim e projeto do Shopping JK Iguatemi
Fonte: www.chrispitanguy.com.br
Percebe-se que as apostas são altas. Mas e agora? Será que os consumidores brasileiros serão capazes de atender à s expectativas desses investimentos? Tenho um palpite de que nenhum grande conglomerado de moda investe tanto para perder dinheiro (fundamentais as pesquisas de tendência e de mercado!!!), mas pelo andar da carruagem (e atual alta do dólar), é bem possÃvel que o icÃcio seja mais difÃcil do que se imaginou. Talvez a provável escassez de crédito traga de volta o mercado de luxo, sem aspas. É esperar para ver.
Fonte: Chris Pitanguy < www.chrispitanguy.com.br >.
Isabella Araújo 2° Semestre Noite
muito bom!
ResponderExcluir