sexta-feira, 30 de setembro de 2011

NANOTECNOLOGIA AJUDA A CRIAR ROUPA AUTOLIMPANTE

"Com o uso da nanotecnologia -- manipulação de elementos em níveis moleculares --, cientistas da Força Aérea norte-americana conseguiram criar uma espécie de capa que remove suor e sujeira dos tecidos. A novidade desenvolvida por cientistas militares já foi licenciada pela empresa britânica Alexium, que deve levar as roupas autolimpantes para civis em até um ano. Essa alternativa levou cinco anos e consumiu US$ 27,2 milhões para ser criada.
“A principal área para o uso da tecnologia é a de artigos esportivos. Já estamos negociando com as maiores empresas desse setor”, afirmou John Almond, diretor da Alexium ao jornal britânico “Telegraph”. Ele acredita que essas novidades podem estar disponíveis no mercado em um ano e devem adicionar “apenas algumas libras esterlinas” no preço final dos produtos.
Os tecidos autolimpantes repelem líquidos e podem, inclusive, matar bactérias que ficam no suor e dão mau cheiro às roupas. Por isso, a freqüência de lavagem dessas peças pode ser muito menor do que aquela necessária considerando as peças tradicionais. "
Do G1, em São Paulo

A reportagem é antiga, de 2007, então a teoria de John Almond de que a tecnologia chegaria a nós depois de um ano não se realizou, entretanto, alguns estudiosos acreditam que em um futuro não tão distante, 50 anos está logo aí, os tecidos auto - limpantes serão a febre da moda. Além da proteção higiênica, o fato do tecido conseguir "se limpar sozinho" nos trará uma ajuda imensa com o temível TEMPO.
Tendo a roupa limpa durante dias e dias de uso, economizaremos tempo e de quebra a nossa querida água, sem contar com a menor produção de roupa e o menor consumo desnecessário que daria uma certa ajudinha no pedido de socorro do planeta.
Por outro lado temos o uso da nanotecnologia que leva custos IMENSOS (ninguém tem US$ 27,2 milhões pra ser gastado assim fácil) o que desencadeia à uma etiqueta com um preço enorme e conseqüentemente à utilização da peça pela elite e não por todo mundo.
Só que essas são somente teorias, então teremos que esperar mais algumas dezenas de anos pra comprová-las, ou não. Enquanto isso colocamos os tecidos auto - limpantes nos arquivos de tendência para roupas sustentáveis.


Pra saber mais: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,AA1418139-6174-2723,00.html


Juliana Romão, 2° Semestre, Noturno

Um comentário: