domingo, 16 de outubro de 2011

A cintura... sumiu

Depois de algumas coleções em que a cintura marcada foi a responsável pelo boom de looks femininos e delicados, parece que o foco agora é outro. Nicolas Ghesquière foi o primeiro a enxergar que formas menos arredondadas também poderiam ser femininas. Na coleção Resort 2012 da Balenciaga, a cintura é reta e o shape é mais quadrado. E como uma tendência é construída aos poucos, Nicolas repetiu o shape quadrado, sem a cintura marcada, no Verão 2012 da Balenciaga, num desfile arrojado e contemporâneo, como de costume.

     

Belenciaga, Resort 2012                                                                                                                Balenciaga S/S 2012

Como se não bastasse, várias outras marcas importantes endossaram a estética menos arrendondada, sem deixar de ser feminina. A Céline marcou os quadris como contraponto à cintura reta, a Miu Miu trouxe casacos e vestidos em linha A, a Louis Vuitton, com uma coleção açucarada e romântica, também adotou as linhas "A" e "H" em casacos e vestidos. Até a Lanvin apresentou algumas peças retas e quadradas em sua coleção de verão.

           

Celine S/S 2012                                                                                                      Miu Miu S/S 2012



Louis Vuitton S/S 20112                                                                                                                     Lanvin S/S 2012

Talvez a simplificação das formas seja uma maneira de as marcas comunicarem que a moda vai explorar novos caminhos, novos tecidos, novos materiais, novas maneiras de dizer a mesma coisa. Ou, talvez, o mundo só esteja precisando de mais simplicidade. Será?

Isabella Araújo 2 Semestre Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário