segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MODA, ARTE E ARQUITETURA

Ao longo dos últimos 25 anos, estilistas e arquitetos vem caminhando de modo muito parecido. Tanto a moda como a arquitetura tem o mesmo papel de expressar o espírito ou as vontades de determinada época, só que em matérias e formas diferentes.
Assim como a casa, a roupa tem uma constituição de habitação, de lar onde o corpo se abriga. A roupa pode ser vista, num primeiro momento, como o abrigo imediato, mais próximo da pele humana do que qualquer outro elemento que a arquitetura possa conceber.
A moda e a arquitetura tem o mesmo papel de expressar o espírito ou as vontades de uma determinada época, só que em matérias e formas diferentes. Assim como os projetos de edificação, as estruturas das peças de roupa são calculadas e passam por um trabalho de construção frente a um determinado material que pode resultar em um desenho desejável e possível.
As silhuetas são muito próximas das obras criadas pelos arquitetos, assim como as linhas, texturas e combinações de cores que remetem ao conceito de cada um. O interessante é que a harmonização estética do ambiente com a roupa cria uma linguagem consistente, um estilo dos tempos de hoje...
Isso pode ser visto no trabalho dos estilistas que se espelham em arquitetos:


Chalayan e obra Skin + Bones at Somerset House

Lanvin e formas assimétricas das linhas de Frank Gehry.

Paco Rabanne e edifício Prada (Herzog & de Meuro), Tokyo.

Teresa Cristina - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário