segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O Étnico na Moda

Em 1976, Yves Saint Laurent apresentou uma coleção intitulada Les Ballets Russes, claramente inspirada no país dos bolcheviques e na impressionante tradição de seu balé. Foi a primeira vez que um estilista se aventurou a retratar em sua coleção uma cultura tão diferente da centro-europeia. Visionário, Saint Laurent percebeu que o mundo era mais do que apenas os países da Europa dominante e passou a explorar temas étnicos em suas coleções. Depois da Rússia, vieram o Marrocos e a Índia, em uma época em que esses países ainda eram territórios amplamente desconhecidos para a grande maioria das clientes YSL.

Coleção YSL, Les Ballets Russes, 1976


E eis que o ciclo da moda dá as caras mais uma vez, trazendo o étnico como uma linha condutora da moda contemporânea. Não que as inspirações étnicas tenham deixado de fazer parte das pesquisas e do imaginário dos grandes estilistas ao longo dos anos, mas nos últimos tempos, esse recurso tem sido usado de maneira ostensiva. E a pergunta que se destaca aqui não é tanto o COMO?, mas o POR QUE?.
Por que a moda tem olhado tanto para outros continentes, outras culturas, outras visões de mundo? Bem, a mim parece que a moda apenas acompanha um imenso movimento multicultural globalizado. Sem considerar as questões econômicas - a importância atual dos países emergentes é inquestionável - e tomando como exemplo a Europa e a zona do Euro, é clara a demonstração de que as fronteiras do mundo são bem mais ténues, embora não sejam frágeis. Atualmentee  as pessoas têm muito mais liberdade de ir e vir, de se comunicar, de se expressar - muito em função da tecnologia. As pessoas misturam suas culturas, suas raízes, a ponto de quase não haver separação entre elas. Esse caldeirão cultural é amplamente visto e vivido em grandes metrópoles do mundo, onde todas as culturas se mesclam sem perder sua essência. E como a moda em nada se exclui do contexto cultural, é bastante natural que o multiculturalismo comece a ser refletido nas coleções dos mais diversos estilistas.

balenciaga-inverno-2007
Balenciaga, Inverno 2007


as11 Vogue Austrália ! Lets Gone Wild
Burberry Prorsum, Primavera 2012                                                 Capa da Vogue Australia, Novembro 2012


Isabella Araújo, Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário