terça-feira, 30 de agosto de 2011

Aurora Polar











              Provavelmente você já deve ter ouvido falar em Aurora.
              E Aurora Polar? 
              Aurora polar nada mais é que um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos somente nas regiões polares. Formado pelo impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.
              No hemisfério norte é conhecida como aurora boreal, ou luzes do Norte. Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Galileu Galilei foi quem batizou este nome em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer, Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes.
             Já no hemisfério Sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook pelo simples fato de estar ao Sul. Simples assim.
             Mas esse fenômeno não é exclusivo a Terra. Sendo possível observá-lo de outros planetas do sistema solar com Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Da mesma maneira, o fenômeno não é exclusivo da natureza, sendo possível também produzi-lo artificialmente em laboratórios ou através de explosões nucleares.
            O mais interessante é poder contemplar esse espetáculo que a natureza nos presenteia. Que cartela de cores deslumbrante!!!

Camila de Almeida Oliveira  2°Semestre/Noturno 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário