sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Democratização do Ensino Superior/Conhecimento ou Banalização axiológica?

‘’A pergunta é simples, as ditas universidades classe c – como muitos filósofos políticos costumam taxá-las, ou podemos chamá-las também de uni-esquina como é conhecida popularmente, estas universidades são efeitos de democratização do conhecimento/ensino superior, ou apenas uma banalização axiológica, dos valores morais e éticos que toda instituição de ensino superior deveria prezar.’’


É quase que impossível não perceber a proliferação de faculdades e universidades de esquina. O que deixa claro que não se trata de uma democratização do ensino superior ou conhecimento, mas sim uma banalização axiológica.
Infelizmente é suspeita essa quantidade incrível de instituições, que por diversas vezes não oferecem uma boa estrutura nem tão pouco professores capacitados. E o que fica, é uma sensação de falta de interesse no ensino, mas sim nas mensalidades pagas em dia, ou nas multas e juros que estiverem atrasadas.
Outro motivo de indignação, é a ‘’facilidade’’ por não medir a capacidade de quem irá cursar a universidade, de maneira idônea, tornando-se apenas uma indústria de diplomas, e não de formação.
Tudo que seja facilitado sem medidas, é uma banalização, o que só tende a crescer.


Fernanda Vítor 
Matutino
2° Semestre

3 comentários:

  1. A universalização do ensino superior é um tiro que saiu pela culatra. Faculdades ruins e profissionais pouco qualificados: aumentam a quantidade,mas deixam a desejam na qualidade. Não à toa o Brasil tem perdido muita gente boa para as faculdades estrangeiras. Imagino que a criação de tantas universidades "ruins" tenha sido uma tentativa de resolver um problema social (baixa escolaridade). Infelizmente, foi criado mais um.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Fernanda, super interessante, banalização do ensino..Bjs

    ResponderExcluir