domingo, 21 de agosto de 2011

Capitalismo Selvagem


Oi colegas... Fica aí para análise e reflexão, a opinião de David Harvey sobre as recentes manifestações ocorridas em Londres. Lembro que já estamos entrando em um novo ciclo. E aí, o que vocês acham? A globalização estaria provocando movimentações populares decorrentes da atual complexidade, do caos urbano, de deslocamentos em um universo lotado, onde todos criam tudo ao mesmo tempo e em todas as direções? Até... 

David Harvey é o autor do livro acima, onde oferece uma crítica do que é apresentado como “condição pós-moderna”. O significado dialético da análise de Harvey refere-se ao esforço de confrontar as tendências da arte, da arquitetura, da filosofia e da política pós-modernas com as exigências econômicas decorrentes dos ciclos de expansão e crise do capitalismo. É nesse sentido que toda a análise de Harvey acerca do assunto diz respeito a certa condição histórico-geográfica.


David Harvey, analisando as recentes manifestações ocorridas na Inglaterra, sentenciou: “Essa é a nova normalidade sob a qual vivemos. Isso deveria preocupar o presidente do inquérito que rapidamente será nomeado. Todos, não só os jovens agitadores, devem ser responsabilizados. O capitalismo bestial deve ser levado a julgamento por crimes contra a humanidade, tanto quanto por crimes contra a natureza. Infelizmente, isso é o que os agitadores da Inglaterra nem vêem nem exigem.”
http://correiodobrasil.com.br/%E2%80%9Co-capitalismo-bestial-ataca-nas-ruas%E2%80%9D-por-david-harvey/282227/

Teresa Cristina - Design de Moda , noturno 2º/2011

2 comentários:

  1. Bom post! e vc tereza? como ve as manisfestacoes na Inglaterra? abracos!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, professora. Para mim, violência só incita mais violência. As autoridades costumam atuar sobre as conseqüências, "esquecendo-se" de atuar sobre as "causas". Por isso David Garvey foi contundente em exigir a apuração abrangente de responsabilidades, penalizando a todos os envolvidos (autoridades e agitadores). Acho que a humanidade está muito materialista e egoísta. O homem precisa se reaproximar do seu Criador e buscar na espiritualidade alcançar a harmonia.

    ResponderExcluir